skip to main |
skip to sidebar
Nascemos completamente ignorantes sobre tudo que nos cerca, temos apenas instintos. Ao longo da vida, vamos construindo nosso conhecimento. Nessa jornada de aprendizado, sempre surgem muitas dúvidas, muitas mesmo! E para podermos saná-las pesquisamos e, acima de tudo, perguntamos.
A escola é o melhor lugar para sanar a grande maioria das nossas dúvidas. É lá também que novas surgem ao nos depararmos com matérias novas. Por isso, é de extrema importância perguntarmos ao professor sempre que aparecerem. Cada dúvida sanada é um passo a frente no aprendizado daquela matéria e na que vier depois. Agora, se deixarmos pra lá, daremos um passo atrás, pois cada matéria está vinculada a outra e, dessa forma, todo o aprendizado estará prejudicado. Funcionará como uma bola de neve!
Pergunte sempre! Mesmo que ache que sua dúvida é boba, ou que pense que seus amigos irão zombar de você. Não tenha vergonha! Você não se tornará pior que ninguém por perguntar, pelo contrário, você estará solidificando o seu conhecimento e, assim, preparando melhor o seu futuro. Ah! E muitos dos colegas que zombam têm as mesmas dúvidas, mas não assumem. Lembre-se disso! ;)
Encontrei esse texto no site do Yahoo que fala justamente sobre esse tema. Ele foi escrito pela webjornalista e redatora Fernanda Pompeu. Leia:
"Se você não sabe, pergunte. Se você já sabe, pergunte mais. Faça as contas de quantas oportunidades você perdeu por vergonha de perguntar. Melhor, por vergonha de declarar a própria ignorância. No entanto ignorância não é defeito. Significa tão somente ignorar.
Ao fingir que sei alguma coisa que não sei continuo sem saber. Se assumo minha ignorância vou atrás das respostas. Perguntar é o atalho mais curto na longa estrada do conhecimento. Veja que essa nossa conversa não tem nada de abstrata ou fabulosa.
Ela é o feijão com arroz para começarmos ou continuarmos qualquer trabalho. Se você é um prestador de serviço, sua primeira providência é entender o que o cliente quer, ou imagina que quer. Para isso você terá que conhecer particularidades tanto do produto quanto do próprio cliente.
Comece perguntando o que, com quem, como ele faz. E, nunca se esqueça, pergunte por que ele faz o que faz? Pois é característica do ser humano dar um sentido às suas ações. Tanto é que não ver sentido no próprio trabalho leva muitas pessoas à loucura.
Alguém que fabrica parafusos não o faz apenas para ganhar dinheiro. Faz também porque parafusos ajudam o mundo a rodar. Estão nos super aviões e nas inocentes tesourinhas sem ponta. Disparando perguntas para o cliente que fabrica parafusos, você será brindado com informações que podem surpreendê-lo.
Ao transformar informações em conhecimento, você juntará elementos para fazer bem o seu trabalho. Talvez seja vender esses parafusos, bolar um site para a fábrica de parafusos, organizar um estande para exibi-los, postar um texto sobre parafusos no seu blog.
O melhor é que ao perguntar sobre parafusos, você terá respostas acerca do mercado de parafusos, de máquinas que fabricam parafusos, dos mil tipos e modelos de parafusos. Isso poderá ajudá-lo com um futuro cliente que não fabrica parafusos, mas gabinetes para computadores.
No mínimo, você saberá algumas coisas sobre os parafusos dos gabinetes de computadores. Pode anotar, nosso cérebro funciona por associações. Ao saber sobre alguma coisa, a gente fica menos ignorante em relação a várias outras. Uma única pergunta pode entregar muitas respostas.
Então, aquela perguntinha que você teve vergonha de fazer para o cliente vai custar um trabalho danado para encontrar a resposta. De repente, nem o Santo Yahoo!, nem o São Google poderão salvá-lo. Porque eles sabem muito, mas não sabem tudo."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/porque-como-quem-102659002.html
Veja algumas e divirta-se!
Dia 18/05 (sexta-feira), às 9h (nosso horário), acontecerá, em todo o mundo, a abertura do Big Dance 2012. Nossa escola participará desse GRANDE evento e você não pode perder! Apresentaremo-nos na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, no horário já mencionado.
Nossos alunos estão ensaiando com bastante afinco a coreografia criada por Wayne McGregor, diretor artístico da Companhia de Dança Wayne McGregor / Random Dance, Londres . Muitos professores estão envolvidos para que tudo saia perfeito na hora da nossa apresentação. As professoras de dança Rosângela e Gilmara estão ensaiando os alunos, as professoras de arte Sônia Maranhão e Maria Izabel estão cuidando das faixas e plaquinhas que os alunos usarão e a nossa coordenadora pedagógica Nádia está ajudando na confecção das roupas que serão usadas na apresentação.
Faremos bonito, modéstia parte, como sempre!!!
Um pouco mais sobre o Big Dance...
"Big Dance é uma grande comemoração bienal de dança que compreende 9 dias de eventos em lugares comuns e inusitados em todo o Reino Unido, como teatros, instituições de dança renomadas, praças públicas, pontos turísticos, parques, galerias, estações, centros comerciais, shoppings, etc. Trata-se de um programa cultural organizado e financiado por agências do governo britânico, com o intuito de promover Londres e o Reino Unido como pólo mundial da dança. O objetivo é que milhares de pessoas sejam inspiradas a fazer da dança parte integral de suas vidas.
As edições anteriores ocorreram em 2006, 2008 e 2010. Somente a última edição, realizada em 2010, atraiu 1 milhão e 200 mil pessoas em Londres (www.bigdance2010.com). Ao todo, o Big Dance já contou com mais de 9 milhões de participantes que, de alguma forma, contribuíram para o evento.
Em 2012, o Big Dance fará parte do Festival Londres (London 2012 Festival), ponto culminante das Olimpíadas Culturais, evento produzido pelo Comitê Olímpico londrino (LOCOG). O Big Dance será um dos principais projetos culturais realizados pela prefeitura de Londres durante o período que antecederá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012.
Para os eventos de 2012, pretende-se representar o ideal olímpico através da dança, que é uma das formas de expressão artística mais importantes na cultura de todas as nações. O objetivo é promover a maior celebração de dança do mundo, durante o período em que Londres será o foco internacional, com a realização das Olimpíadas e dos Jogos Paraolímpicos.
O Big Dance 2012 representará uma grande oportunidade para que os britânicos, e o público internacional, tenham acesso a uma espetacular programação de dança, inigualável em todo o país, e ainda possam experimentar a incrível diversidade da dança mundial em todas as suas formas de participação, desde o profissional mais qualificado, até as manifestações mais populares e participativas. A meta é alcançar, pelo menos, 5 milhões de pessoas em todo o Reino Unido.
...A contagem regressiva começará na sexta-feira, 18 de maio de 2012, com o projeto Big Dance Schools Pledge (Big Dance nas Escolas). Este projeto, que conta com a parceria do programa de educação do British Council, tem como objetivo difundir a dança nas escolas de todo o mundo. O foco desta iniciativa será convidar as escolas do Reino Unido, e de todo o mundo, a participarem da tentativa de se alcançar o recorde mundial de 'Maior Rotina de Dança' (Multilocal – meta 1500 lugares) no dia 18 de maio de 2012."
Fonte: http://www.britishcouncil.org/brasil-artes-big-dance.htm
Não se mede o
valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o
verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos
seus ideais.
Shirley Barros Cabral
Professora Fernanda Lúcia
"Sonho que se sonha junto é realidade!"
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Nunca guarde dúvidas!
Nascemos completamente ignorantes sobre tudo que nos cerca, temos apenas instintos. Ao longo da vida, vamos construindo nosso conhecimento. Nessa jornada de aprendizado, sempre surgem muitas dúvidas, muitas mesmo! E para podermos saná-las pesquisamos e, acima de tudo, perguntamos.
A escola é o melhor lugar para sanar a grande maioria das nossas dúvidas. É lá também que novas surgem ao nos depararmos com matérias novas. Por isso, é de extrema importância perguntarmos ao professor sempre que aparecerem. Cada dúvida sanada é um passo a frente no aprendizado daquela matéria e na que vier depois. Agora, se deixarmos pra lá, daremos um passo atrás, pois cada matéria está vinculada a outra e, dessa forma, todo o aprendizado estará prejudicado. Funcionará como uma bola de neve!
Pergunte sempre! Mesmo que ache que sua dúvida é boba, ou que pense que seus amigos irão zombar de você. Não tenha vergonha! Você não se tornará pior que ninguém por perguntar, pelo contrário, você estará solidificando o seu conhecimento e, assim, preparando melhor o seu futuro. Ah! E muitos dos colegas que zombam têm as mesmas dúvidas, mas não assumem. Lembre-se disso! ;)
Encontrei esse texto no site do Yahoo que fala justamente sobre esse tema. Ele foi escrito pela webjornalista e redatora Fernanda Pompeu. Leia:
"Se você não sabe, pergunte. Se você já sabe, pergunte mais. Faça as contas de quantas oportunidades você perdeu por vergonha de perguntar. Melhor, por vergonha de declarar a própria ignorância. No entanto ignorância não é defeito. Significa tão somente ignorar.
Ao fingir que sei alguma coisa que não sei continuo sem saber. Se assumo minha ignorância vou atrás das respostas. Perguntar é o atalho mais curto na longa estrada do conhecimento. Veja que essa nossa conversa não tem nada de abstrata ou fabulosa.
Ela é o feijão com arroz para começarmos ou continuarmos qualquer trabalho. Se você é um prestador de serviço, sua primeira providência é entender o que o cliente quer, ou imagina que quer. Para isso você terá que conhecer particularidades tanto do produto quanto do próprio cliente.
Comece perguntando o que, com quem, como ele faz. E, nunca se esqueça, pergunte por que ele faz o que faz? Pois é característica do ser humano dar um sentido às suas ações. Tanto é que não ver sentido no próprio trabalho leva muitas pessoas à loucura.
Alguém que fabrica parafusos não o faz apenas para ganhar dinheiro. Faz também porque parafusos ajudam o mundo a rodar. Estão nos super aviões e nas inocentes tesourinhas sem ponta. Disparando perguntas para o cliente que fabrica parafusos, você será brindado com informações que podem surpreendê-lo.
Ao transformar informações em conhecimento, você juntará elementos para fazer bem o seu trabalho. Talvez seja vender esses parafusos, bolar um site para a fábrica de parafusos, organizar um estande para exibi-los, postar um texto sobre parafusos no seu blog.
O melhor é que ao perguntar sobre parafusos, você terá respostas acerca do mercado de parafusos, de máquinas que fabricam parafusos, dos mil tipos e modelos de parafusos. Isso poderá ajudá-lo com um futuro cliente que não fabrica parafusos, mas gabinetes para computadores.
No mínimo, você saberá algumas coisas sobre os parafusos dos gabinetes de computadores. Pode anotar, nosso cérebro funciona por associações. Ao saber sobre alguma coisa, a gente fica menos ignorante em relação a várias outras. Uma única pergunta pode entregar muitas respostas.
Então, aquela perguntinha que você teve vergonha de fazer para o cliente vai custar um trabalho danado para encontrar a resposta. De repente, nem o Santo Yahoo!, nem o São Google poderão salvá-lo. Porque eles sabem muito, mas não sabem tudo."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/porque-como-quem-102659002.html
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Ilusão de óptica
Chama-se ilusão de óptica (ou ótica) tudo aquilo que engana o nosso sistema visual. Assim, vemos coisas não presentes em uma imagem ou a vemos de forma errada. Ficamos sempre encucados ao nos depararmos com uma dessas imagens, e é sempre muito divertido tentar desvendar seus mistérios.
Veja algumas e divirta-se!
Linhas paralelas ou não?
Fixe o olhar no ponto preto no meio da imagem. Após alguns segundos ficará tudo em branco!
A pintura na calçada parece real!
Será que nessa as linhas estão paralelas?
Quantos pontos pretos e quantos pontos brancos há nessa figura?
Tente ler rápido a cor de cada palavra e não a cor escrita!
Os círculos se movem em direções contrárias!
Imagens formando imagens!
Mais uma!
Albert Einstein ou Marilyn Monroe? Afaste-se do monitor do seu computador e veja a transformação!
Fixe seu olhar nos 4 pontinhos pretos no centro da imagem por no mínimo 30 segundos. Em seguida olhe pra alguma parede livre, Jesus estará lá!
Quer saber mais sobre ilusão de óptica? Clique AQUI.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Dia das Mães na Escola
O Dia das Mães foi comemorado na nossa escola no dia 24/05, no turno da tarde. Muitas mães compareceram e se emocionaram com todo o carinho das apresentações dos seus filhos. Foi uma linda tarde! Todos arrasaram nas apresentações e estão de parabéns!!!
Os presentes das mães foram feitos em sala de aula com as professoras, usando material reciclado, alguns dias antes. As turmas 1501 (Profa Elma) e 1502 (Profa Valéria) fizeram vasinhos de flores com garrafas pet e a 1401 (minha turma) porta-jóias com o mesmo material. As crianças se divertiram e soltaram a imaginação para fazê-los, e o tema sustentabilidade foi novamente trabalhado. As mães adoraram!
Vejam as fotos:
Os presentes das mães foram feitos em sala de aula com as professoras, usando material reciclado, alguns dias antes. As turmas 1501 (Profa Elma) e 1502 (Profa Valéria) fizeram vasinhos de flores com garrafas pet e a 1401 (minha turma) porta-jóias com o mesmo material. As crianças se divertiram e soltaram a imaginação para fazê-los, e o tema sustentabilidade foi novamente trabalhado. As mães adoraram!
Vejam as fotos:
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Big Dance 2012 - Resultado
A abertura do Big Dance foi um GRANDE sucesso! Nossa escola deu um show!
Parabéns às professoras Rosângela, Gilmara, aos alunos participantes e a todos que contribuíram para que tudo desse certo!
Aparecemos na reportagem do Channel 4 News (canal de notícias de Londres). Vejam!
Vejam também a coreografia completa!
Parabéns às professoras Rosângela, Gilmara, aos alunos participantes e a todos que contribuíram para que tudo desse certo!
Aparecemos na reportagem do Channel 4 News (canal de notícias de Londres). Vejam!
Vejam também a coreografia completa!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Big Dance 2012

Dia 18/05 (sexta-feira), às 9h (nosso horário), acontecerá, em todo o mundo, a abertura do Big Dance 2012. Nossa escola participará desse GRANDE evento e você não pode perder! Apresentaremo-nos na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, no horário já mencionado.
Nossos alunos estão ensaiando com bastante afinco a coreografia criada por Wayne McGregor, diretor artístico da Companhia de Dança Wayne McGregor / Random Dance, Londres . Muitos professores estão envolvidos para que tudo saia perfeito na hora da nossa apresentação. As professoras de dança Rosângela e Gilmara estão ensaiando os alunos, as professoras de arte Sônia Maranhão e Maria Izabel estão cuidando das faixas e plaquinhas que os alunos usarão e a nossa coordenadora pedagógica Nádia está ajudando na confecção das roupas que serão usadas na apresentação.
Faremos bonito, modéstia parte, como sempre!!!
Um pouco mais sobre o Big Dance...
"Big Dance é uma grande comemoração bienal de dança que compreende 9 dias de eventos em lugares comuns e inusitados em todo o Reino Unido, como teatros, instituições de dança renomadas, praças públicas, pontos turísticos, parques, galerias, estações, centros comerciais, shoppings, etc. Trata-se de um programa cultural organizado e financiado por agências do governo britânico, com o intuito de promover Londres e o Reino Unido como pólo mundial da dança. O objetivo é que milhares de pessoas sejam inspiradas a fazer da dança parte integral de suas vidas.
As edições anteriores ocorreram em 2006, 2008 e 2010. Somente a última edição, realizada em 2010, atraiu 1 milhão e 200 mil pessoas em Londres (www.bigdance2010.com). Ao todo, o Big Dance já contou com mais de 9 milhões de participantes que, de alguma forma, contribuíram para o evento.
Em 2012, o Big Dance fará parte do Festival Londres (London 2012 Festival), ponto culminante das Olimpíadas Culturais, evento produzido pelo Comitê Olímpico londrino (LOCOG). O Big Dance será um dos principais projetos culturais realizados pela prefeitura de Londres durante o período que antecederá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012.
Para os eventos de 2012, pretende-se representar o ideal olímpico através da dança, que é uma das formas de expressão artística mais importantes na cultura de todas as nações. O objetivo é promover a maior celebração de dança do mundo, durante o período em que Londres será o foco internacional, com a realização das Olimpíadas e dos Jogos Paraolímpicos.
O Big Dance 2012 representará uma grande oportunidade para que os britânicos, e o público internacional, tenham acesso a uma espetacular programação de dança, inigualável em todo o país, e ainda possam experimentar a incrível diversidade da dança mundial em todas as suas formas de participação, desde o profissional mais qualificado, até as manifestações mais populares e participativas. A meta é alcançar, pelo menos, 5 milhões de pessoas em todo o Reino Unido.
...A contagem regressiva começará na sexta-feira, 18 de maio de 2012, com o projeto Big Dance Schools Pledge (Big Dance nas Escolas). Este projeto, que conta com a parceria do programa de educação do British Council, tem como objetivo difundir a dança nas escolas de todo o mundo. O foco desta iniciativa será convidar as escolas do Reino Unido, e de todo o mundo, a participarem da tentativa de se alcançar o recorde mundial de 'Maior Rotina de Dança' (Multilocal – meta 1500 lugares) no dia 18 de maio de 2012."
Fonte: http://www.britishcouncil.org/brasil-artes-big-dance.htm
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Para Refletir...
O Valor de um Homem
Charles Chaplin
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Ideia de reciclagem
Vi em um site e achei muito legal! Vejam que boa ideia para vedar saquinhos de biscoitos, pães, mantimentos, doces, e ao mesmo tempo ajudar o nosso planeta!
Fonte: ttp://www.refletireamar.com.br/reciclagem-fechar-saquinhos-genial/


Quem sou eu

- Professora Fernanda
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro de Vargem Grande. Funciona em três turnos e atende alunos do ensino fundamental I e II, e PEJA (turno da noite). Nossa escola, fundada em 27/02/1986, acredita na melhoria da educação no Brasil e é acerca desse sonho que é calcado o Projeto Político Pedagógico. Através de um trabalho árduo, sério e consciente, temos a missão de contribuir para o crescimento pessoal, intelectual e crítico de cada aluno. Para isso a escola utiliza desde 1989, ano de chegada da nossa atual diretora Shirley Barros Cabral, o método de projetos. Aqui o aluno tem prazer e sabe a importância de estudar. Seu conhecimento é construído com base forte, valorizando e aproveitando sua bagagem. Suas diferenças são respeitadas, sua autoestima é elevada. Professora Fernanda: Autora deste Blog, é professora da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro desde 1995. Atua em sala de aula e no laboratório de informática. Responsável pelos projetos da escola desenvolvidos na área de informática (Oi Tonomundo, desde 2001 e Educopédia, desde 2011).

Nossa Diretora
Shirley Barros Cabral

Autora do Blog

Professora Fernanda Lúcia



Posts por assunto
- Comunicados (3)
- Curiosidades (3)
- Datas Comemorativas (7)
- Festas e Eventos (33)
- Fique ligado (4)
- Hinos (3)
- Nossos destaques (6)
- Passatempos (7)
- Pensamento da semana (8)
- Personalidades Notáveis (2)
- Reuniões e CEs (1)
- Sugestões de Trabalhos (4)
- Trabalhos desenvolvidos (22)

Visite também!

Professores - Links
- Caixa Econômica Federal
- Consulta de Processos
- Contra Cheque Direta
- Cultura Brasileira
- Cálculo para Aposentadoria
- Diário Oficial RJ
- Educopédia
- ESCOLA 3.0
- ESCOLA 3.0 (Tutorial)
- Governo do RJ
- Guia de Mídia
- Kick Educação
- Nova Escola
- Planeta Educação
- Prefeitura do Município do RJ
- PreviRio
- Receita Federal
- Rede Conveniada da Prefeitura
- RioEduca
- RioEduca (Acesse o seu e-mail)
- RioEduca (Descubra o seu e-mail)
- Secret. de Estado de Educ. - RJ

Deixe aqui o seu recado!

Seguidores

Calendário




