quinta-feira, 26 de abril de 2012

Centro de Estudos - Dia 25/04

O primeiro Centro de Estudos do ano de 2012 foi muito bom e proveitoso.
Pra começar, fomos levados a refletir sobre a mensagem passada no texto abaixo, lido por todos:

Pessoas do "SIM" e Pessoas do "NÃO"
Luiz Almeida Martins

          Pessoas do "não" são aquelas para quem nada é possível. Pessoas do "não" são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que tudo é "papo furado".  Pessoas do "não" são aquelas azedas, amargas, vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Pessoas do "não" são aquelas que não têm tempo para nada. São ocupadíssimas (sic) e nada fazem. Pessoas do "não" são aquelas que vivem isoladas e dizem que "estão cumprindo o seu dever" que é sempre criticar, não-participar, não-colaborar, não-fazer. Pessoas do "não" são aquelas com as quais temos horror em trabalhar.

           Pessoas do "sim" são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do "sim" são aquelas que acreditam em princípio que todas as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário. Pessoas do "sim" são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, a testar idéias, a comprometer o seu tempo com um novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do "sim" são pessoas entusiasmadas com o que fazem, com o que são, com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do "sim" são as bem-humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar idéias. Pessoas do "sim" são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.
E você? Onde se enquadra?

Após a leitura e reflexão do texto, utilizando revistas, fizemos uma atividade de recorte e colagem, onde cada um pôde expressar sua visão de "pessoas do sim" dentro do tema do 2º bimestre - Acessibilidade. Ao final da atividade, pudemos apresentar nossas criações para todo o grupo. As montagens criadas viraram um belo painel montado na frente da escola.
Vejam as fotos:






Neste dia também, fizemos o planejamento de nossas atividades para o 2º bimestre e assistimos à uma animação, feita pela professora Maria Izabel, da evolução da montagem do painel da escola. Essa animação ainda não está terminada, mas todos nós adoramos! Ficou curioso(a)? Aguarde!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Instauração da República no Brasil


Através de um debate com alunos do 9º ano (turma 1901), sobre o estado de direito brasileiro desde a primeira Constituição Republicana, a professora Maria de Lourdes, de história, desenvolveu pesquisas que resultaram em diversos trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos (as pesquisas foram a cerca da primeira e da última Constituição Republicana). Os trabalhos ficaram muito bons! Vejam:



Mundo Sustentável X Mundo Não-Sustentável

 

A professora Márcia Garcia, de Língua Portuguesa, desenvolveu um belo trabalho com seus alunos dentro do tema do bimestre - Sustentabilidade. Através de um olhar crítico, os alunos criaram poemas sobre mundo sustentável e mundo não-sustentável. O resultado foi excelente! Vejam alguns:


Nome: Letícia Oliveira Martins
Turma: 1901

MUNDO

O mundo sustentável
O mundo em evolução
O mundo não sustentável
Um prejuízo: a poluição.

O mundo sustentável
Pessoas conscientizadas,
O mundo não-sustentável
Florestas desmatadas.

O mundo sustentável
De natureza divina
O mundo não-sustentável
Sociedade desorientada.

O mundo sustentável
Economia agradável
O mundo não-sustentável
Sociedade intolerável.

O mundo sustentável
Planeta limpo é obrigação
O mundo não-sustentável
Pessoas sem preocupação.

O mundo sustentável
Natureza é abrigo
O mundo não-sustentável
Natureza em risco.


Nome: Ana Clara Pontes Pinto
Turma: 1901

O MUNDO

No mundo uns cuidam, outros descuidam.
Uns plantam, outros desmatam.
Uns utilizam, outros reutilizam.
Muitos tentam preservar,
mas muitos só querem aproveitar.
Uma parte do mundo está se acabando,
a outra parte se regenerando.
O lixo está nos matando,
mas as árvores estão nos salvando.


Nome: Bruno dos Santos Augusto
Turma: 1901

MUNDO SUSTENTÁVEL X MUNDO NÃO-SUSTENTÁVEL

Pessoas são boas
Às vezes são ruins
Prejudicando o meio ambiente
No final ninguém fica feliz.

Se algo der pra reciclar,
Vamos reciclar!
Se no presente não tiver grandes resultados,
No futuro você verá!

Se cada um fizer sua parte
O futuro não demorará para chegar
Por isso, o que você está esperando?
Vamos logo começar!


Nome: Leonardo Taveira F. dos Santos
Turma: 1901

SUSTENTABILIDADE

Um mundo sustentável
É admirável
Um mundo não-sustentável
É desagradável.

Um exemplo é o papel
Feito da madeira
Outro exemplo a borracha
Feito da seringueira.

Sustentabilidade é muito importante
Em todo instante
Em todo momento
Em cada relance de tempo.

Um mundo não-sustentável
É um mundo com validade
Um mundo esgotável
Um mundo inimaginável.

Sustentabilidade é muito importante
Para nada faltar
Nem para a nossa geração
Nem para a geração que virá.


Nome: Débora Queila Lucena da Silva
Turma: 1901

SUSTENTABILIDADE

O mundo sustentável
separa o vidro do papelão;
o mundo não-sustentável
joga o lixo no chão.

O mundo sustentável
utiliza água de forma consciente;
o mundo não-sustentável
não recicla, infelizmente.

O mundo sustentável
aproveita casca de batata;
o mundo não-sustentável
polui a estrada.

O mundo sustentável
se preocupa com a natureza;
o mundo não-sustentável
desmata tudo sem moleza.

O mundo sustentável
joga lixo no lixo;
o mundo não-sustentável
não se preocupa com os rios.

O mundo sustentável
pensa no futuro dos nossos filhos;
O mundo não-sustentável
pensa só nos edifícios
que serão construídos.

O mundo sustentável
utiliza a água sem desperdiçar;
o mundo não-sustentável
abre a torneira e deixa a água esbanjar.
 



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Para refletir...

SUGESTÕES
 (Autor desconhecido)

CELEBRE! A cada novo dia.

CULTIVE! Tudo que você recebeu de bom.

ENTRE EM CONTATO COM VOCÊ! Toque-se, ame-se, esteja em paz consigo.

SEJA CRIATIVO! A criatividade sempre ajuda.

PLANEJE! Não ande sem rumo.

TENHA METAS! Alcançáveis.

ABRA NOVAS PORTAS! Sem medo.

TRABALHE! Com afinco.

NUNCA DESISTA! Só se perde quando se desisti.

LUTE! Nada nos é dado de graça, e, se for, talvez não tenha valor.

ENCONTRE UM LUGAR! Só pra você.

RELAXE! Você precisa.

BRINQUE! Você precisa de alegria.

CURTA! Saiba aproveitar.

ENCANTE-SE! Nunca perca o prazer de se encantar.

APRENDA! Com certeza ainda a muito a saber.

DESCARTE! Existem coisas que não precisamos carregar conosco: ódio, inveja, rancor...

SONHE! Á vida não é nada sem eles.

BUSQUE! Procure com vontade o que deseja.

AME! De verdade e com toda a força do seu coração.

ORE! O sentido da vida está em Deus.

SEJA FELIZ! Isso depende de você, muito mais do que você pensa.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Painel da escola

Quem estuda, trabalha e/ou visita a nossa escola com frequência, sabe que esse painel, localizado atrás do tablado, no pátio, está sempre mudando. Ora acompanhando datas comemorativas, ora os temas dos projetos desenvolvidos. É sempre uma grande surpresa!
Para a sua confecção, muitos professores e alunos são envolvidos. É um trabalho sério que começa dentro de sala de aula.
Neste bimestre, com o tema sustentabilidade, as professoras Maria Isabel, Isabelle e Sônia, juntamente com os alunos das turmas atendidas por elas, resolveram montar esse belo painel. Ele está sendo todo construído com material reciclável. Como podem ver, ainda não está pronto, mas já dá para termos uma ideia do quão lindo ficará.

Você também quer ajudar a construí-lo? Traga a sua contribuição de materiais recicláveis (tampinha de garrafas, lacre de latinhas de alumínio, caixas de ovos ou de remédios, revistas, fios de lã, etc) e desposite-as nas caixas espalhadas pelo pátio da escola (foto abaixo).
Postarei depois o resultado final! Aguardem!

Detalhe: Maracanã quase pronto

Caixa de contribuição de material reciclável localizada no pátio da escola.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como anda o seu português???



Encontrei esse joguinho sobre os 100 erros mais comuns na nossa Língua Portuguesa!
Que tal testar se você está falando e escrevendo corretamente? É muito legal! Jogando você poderá testar os seus conhecimentos e aprender mais um pouquinho!
ACESSE agora mesmo!!!!

Reciclagem na Turma 1401

No dia 04/04/2012, a turma 1401 soltou a imaginação e, ao mesmo tempo, ajudou o meio ambiente. Ainda com o tema "Páscoa", e aproveitando o tema do bimestre (sustentabilidade), os alunos utilizaram caixas de papelão, caixas de leite, caixas de sapato e rolinhos de papel higiênico, para confeccionar pregadores de coelhinho, cestinhas e coelhinhos porta-lápis. Todos adoraram a atividade e perceberam que muitas coisas que jogamos fora podem ser reaproveitadas. E que, dessa forma, podem diminuir a quantidade de lixo que vai para o meio ambiente.

Vejam o que eles disseram:

"Nós adoramos fazer essa atividade de reciclagem. Ela foi muito importante, pois além de ter sido muito divertida, pudemos ajudar o nosso planeta!"

É isso aí, garotada!!!