O Rio de Janeiro agora é Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural. Nossa querida cidade recebeu esse título, no dia 01/07, através da aprovação do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A motivação para a inclusão foi a interação da presença humana com o excepcional cenário natural da cidade.
RIO DE JANEIRO, orgulho carioca. Eterna CIDADE MARAVILHOSA!!!!!
" O Rio entrou para a Lista na categoria de paisagem cultural pelo cenário urbano excepcional da cidade, constituído por elementos naturais que moldam e inspiram seu desenvolvimento: desde a entrada da Baía de Guanabara, aos Morros do Pão de Açúcar; passando pela enseada de Botafogo e a orla de Copacabana; até alcançar os pontos mais altos das
montanhas do Parque Nacional da Tijuca.
O sítio do Patrimônio Mundial, aprovado pelo Comitê, reúne também o Jardim Botânico, o Corcovado, e as paisagens urbanas projetadas na área. O Comitê também reconhece a relevância da inspiração artística que o Rio oferece a músicos, paisagistas e urbanistas.
'O título conseguido pelo Rio representa o olhar da comunidade internacional sobre os valores da cidade`, destaca o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz. Ele lembra que a cidade vive um momento especial devido a Rio+20, aos investimentos previstos para a Copa, para os Jogos Olímpicos, para a região central e para a área portuária.
'Um título mundial, pelo seu valor simbólico, deve contribuir para um pacto permanente em torno de valores duradouros e sustentáveis, selando um compromisso comum em favor desta que é a cidade mais amada pelos brasileiros`, frisa Muñoz.
O ingresso do Rio de Janeiro na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO foi aprovado após 10 anos de trabalho em prol de sua candidatura. Em 2002, se deu a primeira tentativa de inscrição do Rio na Lista. 'Desde então, a UNESCO no Brasil estimulou os sucessivos dirigentes dos órgãos do Governo brasileiro a reapresentar o dossiê desse sítio excepcional que todos entendiam que merecia fazer parte da Lista do Patrimônio da Humanidade`, explica a Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado, que acompanhou o assunto no Brasil durante uma década."
0 comentários:
Postar um comentário